quinta-feira, 8 de maio de 2008

Tendinite e o Croche

O que é Tendinite:
Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER- Lesão por Esforço Repetitivo). Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional. Em consequência, esta condição afecta pessoas que dispendem muito tempo realizando uma mesma tarefa, quer em trabalho quer em lazer.

Sintomas:
Dor latente ao movimento ou até mesmo coceiras (digo coceiras pois quando a circulação é afetada um sintoma é esse). Fadiga muscular e falta de força para atividades cotidianas. Cãimbras (decorrente da fadiga). Em casos mais graves: Imobilidade e Inflexibilidade consideráveis, seguidos de ainda mais dor. E nos casos gravíssimos: perda total da sensibilidade e mobilidade, e deformação.

Precauções:
Todos sabemos... devemos alongar antes e depois de qualquer exercício físico. Isso vale, também, para o ato de crochetar. É importante começar pelos dedos, pulsos e antebraços.
Depois braços e ombros, e, se preferir, pescoço e costas. Qualquer tipo de alongamento para esses grupos são válidos. Fica inviável mostrá-los aqui sem fotos, mas se precisar, podes procurar qualquer personal trainer, médicos ortopedistas, traumatologistas, fisiatras ou fisioterapeutas e perguntar-lhes quais alongamentos podem ser realizados.

As inflamações normalmente nos aparecem em articulações (pulsos, joelhos, cotovelos) ou então em feixes com muitos tendões (antebraços, ombros), por isso devemos sempre estar atentos a mobilidade e flexibilidade destes.
Então, estude seu corpo, tente prever seus limites para tentar superá-los com êxito, sem causar problemas.
Ter uma boa flexibilidade requer uma compensação para estabilizar a articulação. Possuir tônus muscular suficiente para segurar a sua flexibilidade é vital para até mesmo evitar torções.

A falta de potássio, cálcio e sódio são causadores de deficiências em músculos e tendões. Cãimbras, cansaço rápido, atrofia (perca de massa e força) e impermeabilidade das células são indicadores da má alimentação. Nessas condições a LER (lesão por esforço repetitivo - a mesma de que escrevi anteriormente) e a inflamação criam forças para nos perturbar. O potássio encontramos principalmente na banana. O cálcio no leite, de preferência o integral. E o sódio no sal de cozinha. Ou seja, com excessão do potássio, temos nossas necessidades supridas.

Praticar exercícios físicos é muito importante para manter nossos tendões resistentes e no lugar ( = a manter estabilidade).

Aquecer os braços é importante quando o clima é frio ou úmido. E de preferência aquecer antes de alongar para evitar lesões pelo alongamento.

Importante ainda, é o descanço entre atividades que utilizem os mesmos grupos musculares.
Faça croche durante uma hora e descance 15 minutos ou mais (o importante é sentir-se bem), alongando.
Pelas minhas pesquisas a causa primeira das lesões vinculadas a inflamações são má postura e exagero de tempo na prática das atividades. O descanço é tão importante quanto o resto.

No Brasil, o método mais usado para inflamações ainda é o gelo, por se tratar do avanço máximo que temos disponível por aqui à grande população. O gelo dá ótimos resultados sim, mas como tratamos com o corpo humano, algumas pessoas demonstram intolerância ao gelo, tendo que optar por outras formas de tratamento "caseiro". Um problema do gelo é a contraçao muscular causada, acarretando mais dores, mas sempre em primeiro caso tente o gelo (mas saiba distinguir a dor causada pela sua intolerância da de mau uso do gelo, como no caso da aplicação excessiva que dá aquela sensação de queimação). Então, gelo local por 20 minutos em média, não passe de 30 minutos para não "congelar" o músculo. E nunca gele o seu braço e vá crochetar, espere o tempo necessário até que possas aquecer-se, alongar e crochetar novamente. Recomendado passar gelo após crochetar.

Há remédios antiflamatórios e injeções (para casos extremos, como perda total de movimento e sensibilidade) que em alguns não resolve o problema, mas devem ser testados (com conhecimento de seu médico!!!), pois um tratamento fisioterápico torna-se dispendicioso, porém mais ideal. PROCURE UM MÉDICO para orientar-te. Remédios a base de Diclofenaco (princípio ativo dos antinflamatórios mais populares para tendinites) não devem ser utilizados por mais de 2 semanas (salvo prescrição médica), por causarem uma séreo de efeitos colaterais a curto prazo: raciocínio lento e agravamento ou surgimento de problemas respiratórios, circulares e cardíacos. Aos primeiros sintomas, como cansaço, rigidez, dor e inflexibilidade, dirija-se a um profissional, não será um texto retirado da internet que examinará o seu caso e dar-lhe uma receita.

O padrão é não cesar atividade musical, continue fazendo seu croche, mas sem exageros, e escolha fazer atividades que estimulem a musculatura de seus pulsos e antebraços. Importante pensar em um trabalho de reposição da força perdida com o problema. Procure um profissional habilitado para esse tipo de recondicionamento muscular, ou até mesmo o seu médico.
Creio que até aqui já dê para tu teres um bom conhecimento do assunto para dialogar com seu médico e utilizar de todo o potencial que ele pode te oferecer. E não se esqueça de também seguir os passos sobre as precauções!


Texto adaptado por mim que foi retirado do site: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/3/121176/

7 comentários:

Joice disse...

Obrigada por postar.

Excelentes dicas para quem como eu sente dores ao crochetar.

MARTHA RODRIGUES disse...

Amei estas informações, estou divulgando para nossas amigas crocheteiras que reclamam tanto de dores nas mãos.
Estou te seguindo para não perdaer nadinha.
Se puder me visita, tá?
http://superinteressante114.blogspot.com.br/

Deborah Friedrich disse...

Muito obrigada pelas informaçoes tão completas! Vou repostar com um link para seu blog! Abraço.

Adriana Goncalves disse...

Muito obrigado por essas informações, pois estava realmente precisando.

Adriana Goncalves disse...

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ikikarj disse...

Muito importante essas informações.
Obrigada.
Estou repassando.

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