quinta-feira, 8 de maio de 2008

Agulhas de Croche

Em minhas pesquisas sobre blogs de croche encontrei, no famoso site da Elaine que por sinal vale a pena dar uma passadinha lá, uma super dica sobre as agulhas de croche, portanto acrescento esta dica aqui igualzinho está lá.



1. AGULHAS DE CROCHÊ

As agulhas de crochê são a nossa principal “ferramenta de trabalho” e essenciais para um bom resultado. Existem vários tipos, marcas, materiais e medidas diferentes e cada qual com sua utilidade. A utilização da agulha correta para cada trabalho e fundamental, sem esquecer das características de cada crocheteira.

1.1 TIPOS DE AGULHAS

AÇO INOX

É uma agulha indicada para linhas mais finas. Encontrada em diversas espessuras que correspondem ao diâmetro da agulha em milímetros que e uma medida universal. Conheço as seguintes medidas: 0.6 mm, 0.75 mm, 1.0 mm, 1.25 mm, 1.5 mm, 1.75 mm e 2.0 mm. Pode ser que existam outras medidas mas realmente não as conheço e também não vejo necessidade na pratica.Os fabricantes também colocam uma numeração própria e ao contrário do que estamos acostumados quanto maior este número mais fina é a agulha. Não costumo dar importância a esta numeração, pois ela não é comum a todos as fabricas. Uma das marcas mais usadas no Brasil que é importada do Japão, por exemplo, dá o número “0” para sua agulha 1,75 mm enquanto um dos maiores fabricantes nacionais dá para esta mesma agulha o número “2”. Se usarmos esta numeração com certeza teria muita confusão, portanto usarei apenas a numeração em milímetros comum a todos os fabricantes.

Esta agulha é a mais usada pela maioria das crocheteiras, pois é muito versátil. Só não serve mesmo para linhas muito grossas, lãs e barbantes.


Como agulha de crochê é relativamente barata recomendo que você compre várias. As que não podem faltar são a 1.0 mm, a 1.25 mm, a 1.5 mm e a 1.75mm. Caso queira fazer caseado em panos de prato é recomendada a 0.6 mm que facilita a perfuração do tecido.
AGULHAS DE ALUMÍNIO
São agulhas indicadas para linhas mais grossas, lãs e barbantes. A numeração também é em milímetros e indica o tamanho da ponta. Conheço nas seguintes medidas: 2.0 mm , 2.5 mm, 3.0 mm, 3.5 mm, 4.0 mm, 4.5 mm, 5.0 mm, 5.5 mm, 6.0 mm e 7.0 mm. No mesmo caso das agulhas em inox pode ser que existam outras medidas mas não conheço e teriam pouca utilidade.
Estas agulhas são muito leves e atualmente são encontradas em diversas cores, sendo que no caso de alguns fabricantes indicam a numeração.

Como já devem ter percebido este tipo de agulha é a minha preferida e já ficaram famosas nos meus vídeos. Praticamente mais de 90 % deles foram feitos com elas. Para esclarecer a curiosidade geral a 2.5 mm é dourada, a 3.0 mm é amarela (a que mais uso), a 3.5 mm é na cor rosa, a 4.0 mm é azul. Muitas pessoas já me perguntaram se uso estas agulhas para melhor visualização nas filmagens. Realmente elas ajudam neste aspecto mas eu sou uma grande fã deste tipo de agulha e uso ate mesmo para trabalhos com linhas finas.

AGULHAS DE BAMBU

Este tipo de agulha tem fabricação praticamente artesanal sendo ate difícil de se encontrar no mercado. São usadas para barbantes muito grossos e ate mesmo tiras de tecido de malha principalmente. São pouco usadas mas como eu as tenho e já usei achei por bem citar aqui para que mais pessoas as conheçam.

7 comentários:

Unknown disse...

Oi Elaine, comecei a crochetar garças ao seu blog, pois não tinha nenhuma noção, mas queria muito aprenderm mas tenho uma dúvida:Como saberei que tipo de agulha usar para um determinado trabalho? Voce comentou em um dos seus vídeos que gosta de usar a 3mm com a linha Anne, mas a moça da loja onde comprei a linha disse que esta agulha não é recomendada para esta linha e que seria a 1,75 mm. Gostaria muito que você pudesse me ajudar nesta parte, pois acho lindo os seus trabalhos, me informando que tipos de agulha usarei para determinadas linhas. Obrigada pela criação do seu blog,tem me ajudado muito. Aguardo ansiosa pela sua resposta. Que Deus te abençôe e continue te dando muita criatividade. Sou sua fã. Um beijo e fique com Deus!!!

Unknown disse...

boa tarde Elaine.tudo bem? gosto muito de vc,sempre assisto aos seus videos sao lindos.parabens!!meu sonho e ser uma artesa.aprendi bastante com seus trabalhos ate ja fiz alguns, as vezes tenho duvida das referente o tipo de linha, acho ate que fiz errado usei agulha grande para linha pequena ou vice versa.vc poderia me ajudar por favor.eu nao trabalho e vc esta me ajudando muito e sei que podera me ajudar muito mais com fe em Deus. desde ja muito obrigada por ja fazer parte da minha vida!!!

Unknown disse...

queria saber qual agulha devo usar para linha mercer crochet nº40, pois queria que o meu trabalho ficasse bem apertadinho
Grata Rosalina

Unknown disse...

< Queria saber que nº. de agulha usar para fazer crochet com a linha mercer crochet nº. 40
Rosalina >

Unknown disse...

Adoro fazer crocher com linha fina, só tenho dificuldades na aagulha

amanda disse...

Oi elaine eu queria saber oque eu posso fazer com uma agulha 1.0 ?

Unknown disse...

Qual agulha utilizar paara barbantr 4?